segunda-feira, 22 de Agosto de 2011

O que comer Antes de fazer Exercício Físico?

Para uma maior qualidade de vida, é fundamental aliar hábitos de exercício físico com uma alimentação adequada ao estilo de vida de cada um. A alimentação e o exercício formam um ciclo fechado, pois uma alimentação adequada permite melhorar o rendimento na actividade desportiva e a prática regular de exercício melhora a capacidade do nosso corpo de utilizar os nutrientes.

O que comer antes de fazer exercício físico?

Depende do tipo de actividade que vai desempenhar, da intensidade e da duração dos exercícios. Um atleta precisa de alimentos mais específicos e mais nutritivos do que uma pessoa que vai fazer 30 minutos de caminhada, por exemplo.
  • Cerca de 3h a 4h antes do treino, faça uma refeição rica em hidratos de carbono complexos (massa, arroz, batata, pão integral, por exemplo) e ingira líquidos (sopa, água). Se isto não for possível, faça um lanche reforçado cerca de 1h a hora e meia antes: leite e uma sandes ou uma barra de cereais integrais e sumo de fruta natural. Os hidratos de carbono complexos são fundamentais pois são absorvidos mais lentamente pelo organismo permitindo um aumento gradual e estável dos níveis de açúcar no sangue, ao contrário dos hidratos de carbono simples que farão picos glicémicos seguidos de uma queda brusca de açúcar no sangue, podendo provocar fraqueza e fadiga muscular (mais sobre este assunto no artigo Nutrientes Essenciais para Fornecer Energia)
  • Evite alimentos ricos em gorduras e fibras nas 2 a 3h que antecedem os exercícios, podem provocar mal-estar gástrico por serem de digestão lenta.
  • Se faz exercício físico matinal, não descuide o pequeno-almoço: um iogurte e uma peça de fruta, um copo de leite e uma sandes, ou sumo natural e tostas integrais com queijo magro, por exemplo, são uma óptima opção!
  • Mantenha-se bem hidratado: hidrate-se sempre, ingerindo líquidos ao longo de todo o dia, mas especialmente cerca de 1h antes de ir treinar; beba pequenas quantidades de cada vez mas evite os liquidos nos 30 minutos imediatamente anteriores ao treino. O ideal é beber água ou tisanas sem açúcar, e é proibido beber refrigerantes. Se vai desempenhar actividade de alta intensidade pode optar por bebidas isotónicas.


Na próxima semana, falarei sobre O que comer Depois de fazer Exercício Físico.

Até já!



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